RÁDIO FERA AO VIVO!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

OPINIÃO DO FERA: Análise da Copa do Mundo 2018.

Olá amigos e amigas de todo o Brasil e de todo o planeta!


Estamos vivendo mais uma Copa do Mundo em nossas vidas, que é a 21ª da história. A primeira copa do mundo foi em 1930, no Uruguai, vencida pelos donos da casa. Depois tivemos a de 1934, na Itália e 1938, na França, ambas vencidas pela Itália. A próxima copa voltou a ser em 1950, no Brasil, vencida mais uma vez pelo Uruguai, quando calou o Maracanã, em final contra o Brasil. Em 1942 e 1946 o torneio não se realizou por conta da Segunda Guerra Mundial. De 1950 em diante foram realizadas todas as copas a cada 4 anos. Vamos falar especificamente dessa copa que está se realizando na Rússia, que começou dia 14/06 com uma linda cerimônia de abertura, seguida da partida entre Rússia x Arábia Saudita, que foi a partida inaugural. Vamos resumir hoje o que aconteceu até esse domingo na copa.

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita: A seleção russa foi efetiva, aproveitou as chances e brindou aos torcedores com uma goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita. Vindos do banco, Cheryshev (duas vezes) e Dzyuba balançaram as redes, assim como Golovin e Gazinskiy. Vejo a seleção da Arábia como muito fraca e pode cair já nessa fase. Desse grupo vejo com chances de classificação a Rússia e o Uruguai.

Egito 0 x 1 Uruguai:Foi no sufoco, sofrido, mas o Uruguai largou com vitória na Copa do Mundo de 2018. Mesmo com o craque Salah poupado pelo Egito, a seleção celeste encontrou muita dificuldade ao longo do jogo para chegar ao gol. Suárez perdeu três grandes chances, o time esbarrou na ótima atuação do goleiro El Shenawy, mas José Giménez, de cabeça, garantiu a vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Alívio com a vitória, que deixa os uruguaios em boa condição para buscar a classificação à segunda fase.

Marrocos 0 x 1 Irã: Jogo fraco tecnicamente, de onde saiu o 1º gol contra dessa copa. Atacante Bouhaddouz, que entrou no segundo tempo, joga contra o patrimônio e define vitória asiática aos 49 minutos do segundo tempo.

Portugal 3 x 3 Espanha: Foi o melhor jogo até aqui, na minha opinião. Não é a toa que Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo na atualidade e mais uma vez surpreendeu em campo, fazendo 3 gols. Na Espanha marcaram duas vezes Diego Costa e Nacho.

França 2 x 1 Austrália: Partida teve primeiro pênalti marcado com uso do VAR (feito por Griezmann), além de gol com sensor ativado pelo chip na bola (creditado pela Fifa como gol contra de Behich), recurso que já havia sido visto em 2014. Australianos marcaram de pênalti, com Jedinak. 

Argentina 1 x 1 Islândia: Gols de Agüero e Finnbogason. Messi ainda perdeu pênalti e foi muito criticado nas redes sociais. Argentina não jogou bem e acredito que se fosse com uma seleção mais forte tecnicamente, tomaria goleada de uns 3 ou 4 gols.

Peru 0 x 1 Dinamarca: Depois de 36 anos de espera, o Peru estreou na copa, contando com o apoio de sua torcida, maioria absoluta em Saransk. Teve um pênalti dado pelo VAR (que o são-paulino Cueva desperdiçou). E foi melhor na maior parte do jogo. Mas acabou sendo derrotado pela Dinamarca por 1 a 0, gol de Poulsen. O flamenguista Guerrero entrou aos 17 minutos do segundo tempo e deu nova dinâmica ao time peruano e quase marcou um golaço de calcanhar.

Croácia 2 x 0 Nigéria: Croácia e Nigéria entraram em campo sabendo que quem vencesse largaria na liderança - graças ao empate entre argentinos e islandeses. A equipe européia dominou a maior parte da primeira etapa, apesar do nervosismo nos momentos iniciais, em que tinha dificuldade de criar jogadas de ataque. Gols de Modric e Etebo (contra).

Costa Rica 0 x 1 Sérvia: É bem verdade que houve mais igualdade entre os times no primeiro tempo, com chances perdidas para ambos os lados - embora não muitas. Na segunda etapa, a Sérvia cresceu, abriu o placar e teve as melhores oportunidades, sob a batuta de Milinkovic-Savic, que correspondeu às expectativas. Houve certa pressão dos centro-americanos no fim, utilização do VAR para aplicação de amarelo e até confusão de Matic com membro da comissão técnica costarriquenha, mas o placar seguiu inalterado. A Sérvia saiu na frente no Grupo E, o mesmo do Brasil, que empatou diante da Suíça, e ficou em segundo lugar. O gol foi de falta, marcado por Kolarov.

Alemanha 0 x 1 México: Zebra em Moscou! México marca no contra-ataque, se defende no 2º tempo e derrota Alemanha na estreia Lozano marca o gol da primeira vitória dos latinos em cima dos europeus em uma Copa do Mundo. Pressão alemã na etapa final não surte efeito e México também não amplia nas oportunidades que tem. Conforme tinham dito nas entrevistas coletivas, os mexicanos provaram que a Alemanha não era esse bicho-papão todo. Com a estratégia de ficar no contra-ataque desde o início do jogo, os comandados de Juan Carlos Osorio obedeceram a tática estabelecida e saíram com a vitória em Moscou.

Brasil 1 x 1 Suíça: Em um duelo de poucas chances, sobretudo no primeiro tempo, o placar só foi aberto neste domingo graças a um chutaço de fora da área de Coutinho. E voltou a mudar uma única vez, no começo da etapa final, em jogada de bola parada. Zuber aproveitou cobrança de escanteio – e um empurrão em Miranda – para saltar livre e cabecear à rede. A equipe de Tite pressionou nos minutos finais em busca da vitória, mas não conseguiu o segundo gol. Sem VAR: Assim que o árbitro confirmou o gol suíço, Miranda foi até ele, levou a mão a boca e timidamente reclamou de um empurrão. Mas a timidez desapareceu assim que o telão do estádio mostrou o replay do lance. Os outros jogadores reforçaram o coro, mas o mexicano César Ramos não deu ouvidos. Assim foi também quando Gabriel Jesus se queixou de um suposto pênalti não marcado.

Essa foram as análises dos jogos que aconteceram de quinta-feira até o domingo. Ainda voltaremos aqui para resumir os outros jogos que estão acontecendo na copa. Um abraço a todos e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário