RÁDIO FERA AO VIVO!

segunda-feira, 14 de maio de 2018

OPINIÃO DO FERA: Destaques do futebol nacional, internacional e convocação de Tite para a Copa 2018.


Olá amigos e amigas de todas as partes do Brasil!

Nesse dia 14 de maio, a cidade de Passos-MG comemora 160 anos. A formação de Passos iniciou-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, iniciou-se em 1848, sendo elevada à categoria de cidade no ano de 1858. A topografia é plana, sendo ligeiramente onduladas em determinados locais, com áreas bem adequadas a agricultura e pecuária. Os pontos mais elevados situam-se a 1224m, no morro Bom Descanso e a 1125m no morro Garrafão. Possui solos originados a partir de rochas gnaissicas e xistosas, cuja análise mineralógica demonstra grande riqueza em minerais secundários, como caulinita, ilita e óxidos de Fe e Al, em geral de baixa a média fertilidade. Em algumas situações, entretanto, apresenta solos de alta fertilidade derivados de rochas máficas. O Município é rico em recursos hídricos, estando situado na bacia de Rio Grande, Rio São João, Ribeirão Conquista e Ribeirão Bocaina, maior manancial de abastecimento de água à população de Passos. O clima de Passos é Tropical de Altitude, com temperatura média anual superior a 18°C e inverno seco. A precipitação média anual é de 1.709,4 mm. A população estimada é de 114.458 habitantes, segundo o IBGE, em agosto de 2017.

Agora vamos ao futebol...

Nesse final de semana tivemos a realização da 5ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro, começando com o clássico Gre-Nal, às 16 horas de sábado. Antes de a bolar rolar, o árbitro Wilton Pereira Sampaio ergueu o braço para o respeito a um minuto de silêncio pela morte de Fábio Koff, maior presidente da história do Grêmio. Em agradecimento aos feitos do dirigente, a Arena inteira irrompeu em aplausos incessantes até o apito inicial do clássico. Uma faixa com "Obrigado, Koff" foi erguida na arquibancada. Os jogadores tricolores e o técnico Renato Gaúcho vestiram camisetas com a mesma mensagem e usaram uma tarja preta no braço. O Grêmio foi quem teve as melhores chances da partida, mas parou na defesa colorada. Aos 28 minutos, um lance polêmico. Fabiano derrubou Cortez na área, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio entendeu o lance como normal. Acompanhando as imagens da TV minha conclusão é que foi pênalti a favor do Grêmio. Ao final, do jogo, sobrou confusão entre jogadores e até sinalizador em campo. D’ Alessandro é sem dúvida um baita jogador, o problema é que ele se envolve demais em confusões, apesar de não ter jogado no sábado. Infelizmente creio que o Grêmio sofra algum tipo de punição por conta de um sinalizador atirado em campo. Comportamentos de alguns torcedores que vão para bagunçar acabam por prejudicar um clube como o Grêmio, que precisa da Arena e do apoio da torcida, pois briga por títulos importantes nesse ano. A rodada prosseguiu no domingo, às 11 horas com Cruzeiro x Sport, vencido pela equipe Celeste por 2 x 0, com gols de Dedé e Arrascaeta. Partida começou disputada, com os pernambucanos tendo boas chances, mas a equipe do técnico Mano Menezes se mostrou muito tranquila para construir a vitória e somar mais três pontos na Série A. O Sport pecou nas finalizações no início do jogo e se viu sem força para reação. Às 16 horas tivemos a virada do Atlético-MG em cima do Atlético-PR por 2 x 1, em Curitiba. O duelo de Atléticos foi bastante movimentado. A Arena da Baixada recebeu um grande jogo, com dois tempos distintos. Na primeira etapa o domínio foi total do Furacão, que marcou em cima, pressionou bastante e foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, com gol de Pablo, em cabeçada após cobrança de escanteio.
Ainda no primeiro tempo, Thiago Larghi mexeu na equipe, colocando Elias e Cazares. A alteração mudou o Galo, que voltou melhor no segundo tempo e conseguiu buscar a virada. Com Bremer e Róger Guedes, ambos de cabeça, o time alvinegro e comandou às ações. Os mineiros só não ganharam de mais porque Ricardo Oliveira perdeu um caminhão de gols. O Atlético-PR terminou o jogo com dez jogadores, mesmo sem ter ninguém expulso. Após fazer as três alterações, o lateral-direito Jonathan sofreu uma lesão muscular e ficou de fora nos minutos finais, não podendo ajudar o Furacão a buscar o empate jogando em casa. O goleiro Santos foi flagrado mexendo no celular no meio do jogo. Mesmo com luvas, o arqueiro manuseou o celular enquanto a bola estava rolando. Os outros resultados foram: Chapecoense 3 x 2 Flamengo, Bahia 2 x 2 São Paulo, Vasco 2 x 3 Vitória, Corinthians 1 x 0 Palmeiras, com gol de Rodriguinho. Depois de dois dérbis agitados na final do Paulistão, Timão vence o Verdão em raro jogo sem reclamação contra a arbitragem. Em quatro duelos no ano, três vitórias alvinegras. O destaque foi Romero, que resolveu tirar onda e fez "embaixadinhas" com a cabeça. O Santos venceu o Paraná por 3 x 1, às 19 horas. O 1º tempo foi do Paraná, que poderia até ter vencido, mas no 2º tempo o Peixe conseguiu chegar aos gols. Convenhamos, o Peixe não é lá grande coisa e só ganhou de um time que veio da série B. É bom ficarem de olhos abertos! A rodada fechou com Botafogo 2 x 1 Fluminense e Ceará 2 x 2 América-MG. O Fluminense foi superior em posse de bola e chances criadas no Nilton Santos. Mas o Botafogo contou com um ídolo inspirado na noite desta segunda-feira para derrotar o rival por 2 a 1 em casa. Jefferson fez inúmeras defesas importantes e foi o cara da vitória alvinegra. Pedro, de peito, abriu o placar para o Tricolor. Rodrigo Lindoso e Kieza, ambos de cabeça, viraram para o Bota. Nos acréscimos, o Ceará conseguiu salvar um ponto em casa diante do América-MG. Os dois times empataram em 2 a 2, em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão. O Coelho abriu dois gols vantagem, com o lateral Giovanni, com 30 minutos de jogo, mas viu os donos da casa descontarem com Elton, antes do intervalo. No segundo tempo, depois de muita pressão, Elton caiu na área, e o árbitro marcou pênalti. Pio encheu o pé e deu números finais ao placar. Com o resultado, o América-MG termina a rodada em 10º lugar, com sete pontos. O Vovô segue entre os últimos da tabela, na 19ª colocação, com apenas três pontos.

No futebol internacional o Barcelona não será considerado campeão invicto no Espanhol, pois foi derrotado para o Levante por 5 x 4. Com o título garantido há duas rodadas, o Barcelona ainda tinha um objetivo na temporada: ser o primeiro campeão espanhol invicto no atual formato da competição (38 rodadas) e o terceiro na história, quase nove décadas depois do Athletic Bilbao, em 1929/1930, e do Real Madrid, em 1931/1932. Faltou, no entanto, combinar com o Levante. Sem mais nada a fazer, em 16º lugar, o time valenciano deu um show para os 22 mil torcedores presentes ao estádio Ciutat de València e derrotou o campeão por 5 a 4, aproveitando que o rival entrou com alguns reservas e não tinha Messi sequer no banco. O Levante chegou a abrir 5 a 1, e no fim lutou para segurar a reação do Barça, que viu ruir o sonho do título invicto na penúltima rodada. Agora, o último jogo do Barça, no próximo domingo, contra a Real Sociedad, no Camp Nou, perdeu parte da motivação, restando apenas a despedida do ídolo Andrés Iniesta, que deixa o clube ao fim da temporada. O Real Madrid fez 6 x 0 no Celta, com boa atuação de Galês e desfalcado de Cristiano Ronaldo e Carvajal, lesionados. Outro placar de 6 x 0 no futebol internacional foi aplicado pelo Team Wellington para cima da Lautoka, na partida de ida da decisão da OFC Champions League. Sábado (19) teremos a volta, onde conheceremos o campeão da temporada e que disputará o Mundial de Clubes da FIFA desse ano. Para encerrar, saiu a convocação oficial para a copa e automaticamente os dois últimos amistosos antes da abertura do maior torneio de futebol do planeta. Confira na integra a lista: Alisson. Ederson. Cássio. Danilo. Fagner. Marcelo. Filipe Luís. Miranda. Marquinhos. Thiago Silva. Geromel. Casemiro. Fernandinho. Paulinho. Renato Augusto. Fred. Philippe Coutinho. Willian. Neymar. Douglas Costa. Gabriel Jesus. Roberto Firmino. Taison. Eu se fosse Tite, levaria quatro atletas do Grêmio. O goleiro Marcelo Grohe, além do convocado Geromel, Arthur e Luan. Foi uma convocação sem grandes surpresas e como dizia o saudoso mestre Cláudio Quintana Cabral: “Oremos”.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário